Clique aqui e encontre um template com a sua cara - Temas para Blogs, Orkut e Facebook»

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Escolha de Profissões

Imagem 1

Para muitos adolescentes escolher uma profissão é a pior das escolhas; isso porque não são somente uma ou duas profissões que existem, mas sim são diversas.
Mesmo que tenha gente que já tomou sua decisão muito antes de entrar no Ensino Médio, isso não quer dizer que não há uma possibilidade de mudar de opinião.

"Como escolho uma profissão então?"; "E se eu me arrepender da minha escolha?"; "Como saberei que é isso mesmo o que quero para mim?"
Com certeza muitos já fizeram essas perguntas que nos fazem pensar e pensar, e talvez até nos faça ter umas noites de insônia, no entanto é assim mesmo; a maioria das pessoas passará por isso, é um tipo de "ciclo natural".
Parece ser muito complicado... E é, só que pode ser muito mais simples se fizermos tudo por exclusão. Por exemplo:
Um método
- Qual área você gosta? (exatas, humanas, línguas, biológicas);
- O que você prefere área de bacharelado ou tecnológica?
- E assim por diante.
Dessa forma você pode ir excluindo profissões que não tem nada a ver com o que você quer fazer ou com que área você gosta.
Mas, também, outra boa opção é fazer testes vocacionais; há vários sites que oferecem esse tipo de teste. 
Para quem não sabe, teste vocacional é um teste no qual você assinala o que tem mais a ver com você e no final eles selecionam algumas profissões quem tem a ver com você, só que nem sempre os sites são tão bons, por isso é sempre bom fazer mais de um.
Um site que eu recomendo, não só por causa do teste vocacional, é o Guia do Estudante. Esse site tem muito mais do que somente teste vocacional; nesse site você pode encontrar em Profissões e Universidades várias profissões (óbvio), só que explicando bem sobre cada. Além disso também há teste de cada profissão para ver se você realmente deve cursar o que você pretende na faculdade.

Profissão deve ser escolhida pelo que você gosta de fazer, pois será o que você fará para o resto da sua vida, talvez; por isso não devemos ver somente pelo salário que receberemos, porém sim se nos dará prazer trabalhar nisso ou não. 
Apesar, devemos procurar saber os pontos "altos e baixos" (bom e ruim) de cada profissão, e algo melhor ainda é ir atrás de um profissional da área para poder entrevistá-lo sobre o trabalho ou, até mesmo, como foi escolher.

Muitas vezes, queremos acreditar que já temos decidido nosso curso, no entanto é sempre bom rever se é isso mesmo que queremos, porque se arrepender será a pior coisa que pode acontecer.
"Mas e se eu me arrepender no meio do curso?" _ deve ser outra boa pergunta que fazemos para nós mesmos.   
Se arrepender no meio do curso parece ser muito melhor do que se arrepender depois, porque há uma probabilidade de você poder trocar de curso na sua faculdade por meio da transferência interna, na qual você pode aproveitar o vestibular que você já fez. Só que antes de realmente trocar de curso, tenha certeza de que é isso mesmo o que você quer. A outra forma de trocar de curso é por meio do ingresso via vestibular, ou seja, você faria novamente a prova do vestibular.
O resto é com cada um de nós, pois cada um sabe o que quer; cada um sabe o que será da sua vida e cada um deve saber também o que é bom ou ruim para si.

Alguns testes vocacionais que eu recomendo:
Teste Vocacional 1_ Mundo Vestibular
Teste Vocacional 2_ Guia do Estudante (Para mim não foi um dos melhores, mas ainda assim é bom)
Teste Vocacional 3_ Extra Globo

Fontes das imagens:
Imagem 1
Imagem 2
Escrito por Mariana

0 comentários:

Postar um comentário