Clique aqui e encontre um template com a sua cara - Temas para Blogs, Orkut e Facebook»

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

René Descartes

 Bem cambada, como não somos uma população totalmente leiga, devemos começar a duvidar, a questionar, a não se sentir satisfeito com uma resposta simples, sempre tente aprofundar, isso é filosofia. Um dos pensadores mais famosos de todos os tempos que se tornou imortal a partir de seus inúmeros trabalhos, foi René Descartes. Mas quem diabos foi René Descartes?

         René Descartes foi um físico, filósofo e matemático nascido na França em 1596, sendo ele Racionalista (para se informar mais sobre esse assunto, clique no site ao lado: racionalismo) considerado o Pai da Filosofia Moderna, com suas teorias e pensamentos.
 O objetivo de Descartes era unificar os conhecimentos humanos a partir de bases seguras, construindo um edifício científico plenamente limitado pela verdade e, por isso mesmo, todo feito de certezas racionais.

 "Se duvido, penso"
 A dúvida vem da sondagem das próprias ideias, que geram a certeza e a incerteza. Descartes defendia bastante o conhecimento de base Inata, ou seja, que nascemos sabendo de certas coisas, essas coisas seriam: a ideia da existência de Deus e da matemática. Essas ideias para Descartes são claras, distintas, universais, que são dadas ao pensamentos sem dependerem de experiência.
 É certo que Descartes era um seguidor de Aristóteles, pois ele defendia bastante o assunto do mundo das ideias. Portanto, ele criou um sistema unificando todas as ciências. Descartes define para si a missão de construir um sistema filosófico completo (unificar a filosofia)

 Projeto Cartesiano:

A árvore do saber

        Mecânica
        Medicina                             Serão explicadas tendo como base
        Moral                                    os corpos e seus movimentos

 Física: seria a visão mecanista do mundo.
 A teologia se encontra fora do projeto cartesiano, pondo definivamente a separação entre ciência e teologia.

A matemática possui verdades absolutas e incontestáveis, por meio de demonstrações matemáticas que são evidentes ao intelecto humano.
 Há também as ideias adventícias e factícias. Esta por sua vez é formada a partir do mundo, e aquela é por ideias do mundo que são transmitidas ao sujeito. Por exemplo, um cavalo é uma ideia adventícia, um chifre também é outra ideia adventícia, porém, se juntarmos um cavalo com um chifre, teremos um unicórnio, que é uma ideia fictícia pois não existe no mundo real. Portanto, uma ideia factícia surge a partir de 2 ideias adventícias ou mais.

Fontes:
Imagem Descartes

                                                                    Escrito por Victor


0 comentários:

Postar um comentário