Clique aqui e encontre um template com a sua cara - Temas para Blogs, Orkut e Facebook»

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Filosofia de Platão

"O belo é o esplendor da verdade"
Platão

Platão foi um dos maiores filósofos gregos, pois influenciou bastante a filosofia em outros lugares. Ele se baseava em coisas que o ser humano enxergava (mundo das aparências) e coisas que o ser humano não conseguia enxergar (mundo das ideias).
Ele acreditava que todos os seres humanos, por serem ignorantes acabam fazendo parte do mundo das aparências ou muitas vezes por simples influencia de outros.
Há uma história em quadrinhos do Maurício de Souza que mostra bem como era a teoria de Platão e que, realmente, é um pouco baseado no exemplo que Platão deu. O nome da história em quadrinhos é As Sombras da Vida (clique no nome para poder ver a história em quadrinhos)
No mito da caverna, Platão dizia para que nós imaginássemos alguns homens, que nasceram dentro de uma caverna, acorrentados, sem conseguir se mover, sem olhar para os lados, somente olhando para uma parede no fundo da caverna, na qual, quando outras pessoas ou algum animal passava eles viam somente as sombras e para eles aquilo era a verdadeira vida [...]
Imagem 2: Caverna como era vista

[...] Mas então, um deles consegue se soltar, ao se soltar ele vai em direção a luz e se sente cego no início, pelo fato de não estar acostumado com a luz; depois de um tempo, ao se acostumar com o lado de fora da caverna, ele abre os olhos e vê a verdadeira vida; após isso, o homem resolve voltar para a caverna, soltar os outros homens e contar o que viu ali. O que aconteceria com o homem? Há várias possíveis ações:
- Os outros homens poderiam simplesmente aceitar e seguí-lo a caminho da luz para ver a verdadeira vida;
- Os homens poderiam chamá-lo de ridículo, xingá-lo e até mesmo espancá-lo por atrapalhá-los durante o deslumbre da "vida";
- Um dos homens poderia acreditar nele e seguí-lo até a luz para comprovar se era realmente verdade.
A ação mais provável é a que está em verde, pois, provavelmente, os outros iriam achar que ele estava mentindo e que somente estava "trollando" eles, pelo simples fato de serem ignorantes.
E como mostrou no quadrinho do Maurício de Souza, hoje as sombras da vida é a mídia que faz a nossa cabeça conforme o que for passando na TV ou no rádio ou em outros meio de comunicação, porque o meio de comunicação se tornou algo que influencia muito as pessoas.
Além disso, não é somente a mídia que nos faz mudar, há também o fato de querermos ser aceitos em um certo grupo de pessoas; muitas vezes deixamos de ser autênticos por acreditar que as pessoas não nos aceitaram se agirmos ou nos vestirmos da nossa forma.
Isso tudo acontece pelo fato de acreditarmos que não conseguimos viver sem ser dependente de algo ou de alguém. A inautenticidade também é uma forma de nós estarmos longe do mundo das ideias, no qual não vemos as pessoas ou as coisas pelo que elas aparentam ser, mas sim pelo que elas realmente são.

Com isso, Platão pretendia fazer com que todos alcançassem o mundo das ideias a partir de uma conversa que devia começar desde a infância de cada um, para que assim não fosse possível que as pessoas não se tornassem ignorantes na fase adulta

Fontes:
Platão
História em quadrinho
Imagem 1

Escrito por Mariana

0 comentários:

Postar um comentário